A cirurgia bariátrica é atualmente o tratamento mais efetivo de longo prazo para doenças relacionadas à obesidade mórbida e suas doenças correlatas. No entanto, existem algumas situações em que este tipo de procedimento precisa ser revisado. Neste caso, denominamos como Cirurgia Revisional Bariátrica, quando os cirurgiões precisam modificar ou reparar uma operação anterior. Isso acontece quando a cirurgia bariátrica não gerou resultados desejáveis ou desapontadores.

Quando é necessário recorrer à cirurgia revisional bariátrica?

Existem algumas situações em que uma cirurgia de obesidade precisa ser revisada. No entanto, vale ressaltar que o procedimento pode ser complexo e tecnicamente desafiador. Contudo, a intenção é oferecer ao paciente uma ampla variedade de soluções para tratamento, sempre visando a melhor qualidade de vida e controle das comorbidades.

Esta opção é indicada em situações especiais, para pacientes que foram submetidos à cirurgia da obesidade e necessitam de uma nova abordagem cirúrgica. Vale ressaltar que é feita uma avaliação pelo médico e equipe multidisciplinar para verificar a necessidade, a viabilidade e os riscos e benefícios envolvidos.

Os principais motivos para recorrer à cirurgia revisional estão ligados a problemas na

recuperação do peso, má adaptação à técnica utilizada, perda de peso insuficiente,

desnutrição grave, doença do refluxo intratável clinicamente, diarreia crônica, anemia grave, presença do anel intragástrico, entre outros.

Como funciona o procedimento?

Podemos dizer que a cirurgia revisional é realizada com ainda mais atenção e cuidado  que a cirurgia bariátrica inicial. Visando corrigir ou reverter a parte do mecanismo que não está funcionando conforme esperado.

Assim como na cirurgia bariátrica, a operação pode ser feita de forma minimamente invasiva, com pequenos cortes através de instrumentos da videolaparoscopia ou da cirurgia robótica, com rápida evolução no pós-operatório, menos dor, tempo de internação e diminuição do risco de infecção.

Também vale destacar a importância do pré-operatório, pois. Nem todos os pacientes são candidatos a essa intervenção, sendo cuidadosamente avaliados através de consultas com equipe cirúrgicas, psicólogo e nutricionista, além de avaliados os exames para indicar corretamente o procedimento.